Formação de psicólogo se deu na PUC-Rio e, ao longo do tempo, construí uma prática clínica apoiada na psicanálise, ciência contemplativa e neurofenomenologia: Uma interface da neurociência, com a experiência da mente no mundo.

O trabalho parte da linguagem — do pensamento, que procura um caminho de comunicar uma experiência. O que falta ou que ainda não encontrou forma — e se apoia na presença como condição para sustentar o processo terapêutico.

A clínica, aqui, é um espaço onde compreender não é acelerar, mas iluminar.



Impermanência

Das palavras, às imagens, do passado, ao presente. Alguns registros do que vi, de longe e de perto, que hoje não estão mais aqui.

Minha Jornada

Experiência

Fui seguindo as memórias e fiquei divagando aqui uns 10 minutos. Quanto aconteceu. Nesse momento estou escrevendo com um grande senso de gratidão à tantos professores, colegas de instituição, amigos e família.

Na formação em Psicologia pela PUC-Rio, em 2011, a prática clínica foi orientada com apreço pelas linhas teóricas da psicanálise, neurofenomenologia e filosofias da mente oriundas do oriente como madhyamaka, de modo que o aprendizado mantivesse as bases na experiência humana e não ficasse restrito por autores da europa e E.U.A.

Por mais que eu os admire, era necessário investigar diversas ferramentas para compreender e modificar o sofrimento, a linguagem e a construção da experiência sem reduções ou certezas rígidas.

Mantive todo aprendizado ancorado na ciência moderna e contemplativa.

Esse percurso lançou as bases de uma clínica que articula reflexão teórica, presença e sensibilidade. Explorando como passado, futuro e presente se articulam na operação mental de cada um de nós.

Em 2008, comecei a meditar, e ao longo do tempo, ampliei minha formação como instrutor de Mindfulness para didática de 8 semanas, formado na UERJ e apto a aplicar em escolas, pelo Mindful Schools.

Mindfulness não substitui a palavra, mas traz clareza do momento, uma forma de captar informações honestas sobre a própria experiência. Não é uma prática de relaxamento, é de reconhecimento da mente, de forma honesta e corajosa. — favorecendo maior clareza, estabilidade e consciência nos processos terapêuticos.

  • 14 anos de psicologia clínica. Antes da pandemia em Ipanema, Barra e Niterói. Após, Humaitá, Barra e teleatendimento

  • 2010 - Vice-Presidente da SOSINTRA (IPUB/UFRJ), organização dedicada à reinserção social de pessoas com sofrimento psíquico e ao fortalecimento de familiares no campo da saúde mental.

  • 2011 - Secretaria Especial de Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável da Prefeitura do Rio por 4 anos, onde era autor e responsável pelo projeto de intervenção psicológica nas Casas de Convivência para idosos — realizando avaliações, atendimentos, grupos terapêuticos e de Mindfulness, formação de equipes e articulação institucional.

  • 2016 - Clínica de Doenças Renais . desenvolvi o curso Meditações Mindfulness para uma Vida, criado para adaptar a didática às salas de hemodiálise. Apresentação deste trabalho no congresso nacional de nefrologia em 2017.

Workshop de Mindfulness para diretores médicos -CREMEPE- PE

Curso de 8 semanas: Mindfulness-Based Intervention - Consultório, online, clínica da família e secretaria de envelhecimento saudável.

Curso continuado de Mindfulness Online - Consulados da Holanda RJ e SP

Curso de Mindfulness para escolas - Protocolo Mindful Schools de 2 meses.

Curso de formação de cuidadores de idosos - Mackenzie-Rio

Curso de capacitação de funcionários - Secretaria de envelhecimento saudável e qualidade de vida.

Palestras:

Atenção plena e saúde mental

Mindfulness para professores

Mindfulness, adolescência e tecnologia - Navegando com consciência do presente e de seus efeitos.

Envelhecimento ativo.

Soft Skills. Do jargão a humanidade em clock out.